Alunos e professores do campus Realengo refletem sobre a atual situação político-econômica brasileir
- AsCom -Marcus André
- 8 de abr. de 2016
- 1 min de leitura

A política e a economia do país foram temas centrais da Roda de Conversa ‘ A conjuntura político-econômica brasileira’, que aconteceu no dia 07 de abril no campus Realengo. O evento contou com a participação de alunos e professores de diferentes áreas de formação acadêmica.
Proposto pelo Laboratório Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa Social (LIEPS), o encontro iniciou com a leitura da entrevista concedida pelo presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea), Jessé Souza, ao programa Espaço Público, da TV Brasil. Logo em seguida, os participantes levantaram questões e argumentaram sobre o andamento da atual política governamental do Estado, expondo pontos de vista que, em muitos momentos, divergiram.
No decorrer do evento, o grupo problematizou e levantou as demandas e exigências das manifestações atuais ocorridas no país, abordando assuntos relacionados à polarização partidária e à multiplicidade de interesses provenientes dos atos. Para a professora Cláudia Oliveira, a situação político-econômica brasileira é complexa. Ela acredita que seja importante analisar os fatos sem deixar de lado o contexto histórico da nação.
Já o sociólogo Fábio Araújo ressaltou que discutir sobre o tema em eventos como esse, contribui para a qualificação do debate público. “Nosso objetivo é criar um espaço aberto à comunidade acadêmica e não acadêmica para pensar os rumos da sociedade brasileira no atual momento histórico”, disse.
O LIEPS tem como finalidade aglutinar pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, que desenvolvam projetos de extensão e pesquisa social com a finalidade de produzir saberes e intervir na sociedade, de forma a dar retorno à população do dinheiro público investido em educação.
Comments